Reguengos de Monsaraz apresenta exposição com trabalhos de alunos

Views: 5102

Ciclo Santiago

Município de Reguengos de Monsaraz apresenta exposição com trabalhos de alunos sobre “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares

desenhos_r_monsarazO livro “O Segredo do Rio” (Oficina do Livro), do escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, foi recontado por 28 alunos da Escola Básica do 1º Ciclo e do Jardim-de-infância de Outeiro, recorrendo a diversas formas de expressão, como a pintura em tela. Os trabalhos dos alunos vão poder ser apreciados numa exposição organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz que vai estar patente entre os dias 1 e 8 de Maio, das 10h e as 18h, na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz.

“O Segredo do Rio” é uma das obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura do Ministério da Educação, considerada de grande interesse para os alunos do Pré-escolar e do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, pelos conhecimentos, valores, beleza e magia que transporta às crianças. Através da pintura, conseguiu-se chegar de uma forma inovadora a todos os alunos, numa perspectiva de integração do trabalho manual e do trabalho intelectual, dando expressividade à história, pensada e desenhada por pequenos artistas. Por considerar o projecto de grande interesse pedagógico, social e cultural, o Município de Reguengos de Monsaraz associou-se à iniciativa integrando-a no Ciclo Santiago.

“O Segredo do Rio” é um conto sobre a amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe que vive no ribeiro para onde o jovem ia brincar. No final, percebe-se que o grande segredo do rio revela-se na gratidão que os une.

C.B.

Comments: 0