Vento forte coloca seis distritos sob aviso amarelo, Protecção Civil alerta para o frio

Views: 365

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje seis distritos sob aviso amarelo devido ao vento forte e a Protecção Civil divulgou recomendações por causa das temperaturas baixas em todo o País.

frio_notVila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre são os distritos que estão sob aviso amarelo devido ao vento forte previsto para hoje, o mesmo acontecendo com o grupo central dos Açores, embora neste caso as previsões sejam de ocorrência de chuva forte.

O aviso amarelo foi também colocado na costa marítima sul, dada a previsão de agitação marítima.

Nas regiões Norte e Centro, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com períodos de muito nublado até ao início da tarde. Os aguaceiros poderão ocorrer até ao final da manhã, que serão de neve acima dos 500 metros no Interior Centro.

O vento soprará fraco (10 a 20 Km/h) de nordeste, tornando-se moderado (20 a 35 Km/h) a partir da manhã. Nas terras altas, contudo, o vento soprará forte (40 a 55 Km/h) de nordeste, com rajadas que poderão atingir os 70 Km/h.

O IM prevê ainda acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada.

No Sul, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo, tornando-se em geral muito nublado a partir da manhã. À tarde poderão ocorrer aguaceiros fracos, com maior incidência no Baixo Alentejo e Algarve, que poderão ser de neve acima dos 700 metros.

O vento soprará fraco (10 a 20 Km/h), tornando-se moderado a forte (30 a 40 Km/h) de nordeste.

Nas terras altas, o vento soprará forte (40 a 55 Km/h) de nordeste, com rajadas que poderão alcançar os 70 Km/h. À semelhança do Norte e Centro de Portugal, também para o Sul está previsto acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada.

Devido à queda acentuada das temperaturas, o Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC) divulgou um conjunto de recomendações para combater o frio, nomeadamente a utilização de várias camadas de roupa e a não realização de actividades físicas intensas.

No interior das habitações, o SNPC alerta para os cuidados a adoptar na utilização de aquecedores e lareiras.

Cerca das 06:00 de hoje, registava-se uma temperatura de -4,8 graus Celsius nas Penhas Douradas.

Relativamente ao estado do mar, a costa ocidental deverá contar com ondas de noroeste com dois a três metros, diminuindo depois para um a dois metros. A temperatura da água do mar não deverá ultrapassar os 15º/16º.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1,5 metros, passando a sueste com dois a 2,5 metros. A temperatura da água do mar deverá oscilar entre os 15º e 16º.

Quanto às temperaturas máximas previstas, a cidade do Porto deverá registar 14º, Lisboa 12º, Faro 15º, Ponta Delgada 17º e Funchal 20º.

AS.

Lusa/Tudoben

Comments: 0