Vinhos do Alentejo: Concurso premeia os melhores tintos, brancos e rosados da colheita de 2009

Views: 4863

vinhaOs vinhos dos produtores Tiago Mateus Cabaço e Cabaço, tinto, Herdade dos Grous, branco, e Ervideira Sociedade Agrícola, rosado, conquistaram os primeiros prémios, Talha de Ouro, no concurso “Os melhores Vinhos do Alentejo”, disse hoje fonte da organização.

Na 19/a edição deste certame, promovido pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, aqueles produtores ganharam os primeiros prémios nas categorias de vinhos tintos, brancos e rosados, respetivamente, correspondentes à colheita de 2009, vinhos ainda não engarrafados.

Os segundos prémios, Talha de Prata, foram atribuídos aos vinhos dos produtores Silveira & Outro, tinto, Sociedade Agrícola Gabriel Francisco Dias e Irmãs, branco, e Terras d´Alter-Companhia de Vinhos, rosado.

Com os terceiros prémios, Talha de Bronze, foram distinguidos os vinhos dos produtores António Manuel Baião Lança, tinto, Ervideira Sociedade Agrícola, branco, e Fundação Eugénio de Almeida, rosado.

Foram ainda atribuídas várias menções honrosas nas três categorias, vinhos tintos, brancos e rosados.

Participaram no concurso cerca de meia centena produtores do Alentejo.

De acordo com os promotores, através de uma prova cega, o júri de pré-seleção escolheu as 10 melhores amostras de cada categoria, que foram posteriormente submetidas à apreciação de um júri de seleção final, constituído por representantes de diferentes associações do setor, especialistas e jornalistas.

Os promotores consideram que os vinhos apresentados a concurso atingiram um nível qualitativo como “nunca até aqui”, sobretudo na categoria de vinhos tintos, “com todas as amostras submetidas ao júri de seleção final a alcançarem pontuação mínima para primeiro prémio”.

O Alentejo abrange oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

TCA.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0