Beja: Ovibeja atrai “romaria” de políticos este fim de semana

Views: 738

beja_cidadeA feira agropecuária Ovibeja, que termina domingo em Beja, atrai este fim de semana uma “romaria” de políticos, com o líder do CDS-PP, o primeiro ministro e o Presidente da República a marcarem presença no certame alentejano.

A “romaria” a Beja começa hoje com a visita do líder do CDS-PP, Paulo Portas, a partir das 11:00, à feira agropecuária que, este ano, é dedicada à biodiversidade e à agricultura biológica.

Uma hora e meia mais tarde, é a vez do primeiro ministro, José Sócrates, chegar ao recinto da Ovibeja, onde ainda se poderá cruzar com Paulo Portas.

Ao final da tarde, a partir das 18:00, o Presidente da República, Cavaco Silva, reúne-se com 80 jovens enólogos de todo o país, na Herdade da Malhadinha Nova, na freguesia de Albernoa, no concelho de Beja.

Segundo a Presidência da República, o encontro, que inclui também uma mostra/prova de vinhos, vai permitir ao Chefe de Estado dar testemunho público do “reconhecimento e apreço do país pelo excelente trabalho que tem sido realizado pelo conjunto dos intervenientes na fileira do vinho em prol da vitivinicultura e da economia nacional”.

Trata-se de um setor que registou, nos últimos anos, “uma assinalável evolução positiva”, envolvendo 30 mil produtores, que colocam no mercado o produto mais importante do setor primário em Portugal, “com uma qualidade cada vez mais elevada, progressivamente mais exportado e apreciado internacionalmente”.

No domingo de manhã, Cavaco Silva ruma até Barrancos, onde, às 11:00, inaugura o parque empresarial da vila raiana.

A seguir, o Presidente da República visita a Barrancarnes, empresa líder em Portugal na produção de produtos derivados de porco preto de raça alentejana, como presunto, e, às 12:00, inaugura o Cine Teatro de Barrancos.

À tarde, a partir das 16:30, Cavaco Silva visita a Ovibeja que, este ano, como novidade, inclui uma exposição interativa sobre “a riqueza da diversidade natural” do Alentejo ligada a culturas como o olival, a vinha, os cereais e o montado.

LL/MLM/RRL.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0