Ensino Superior: Impulsionador de Bolonha recebe hoje Honoris Causa da Universidade de Évora

Views: 586

evora_notÉvora, 01 Nov (Lusa) – O responsável pelo lançamento da reforma de Bolonha e antigo ministro francês da Educação, Ciência e Tecnologia, Claude Allègre, recebe hoje o doutoramento “Honoris Causa” pela Universidade de Évora.

“É um doutoramento essencialmente político porque o processo de Bolonha foi uma acção claramente política, que visou a melhoria das condições de estudo e formação das novas gerações”, destacou à agência Lusa o reitor da Universidade de Évora (UE), Jorge Araújo.

Coincidindo com o ano em que se comemora uma década da assinatura da Declaração de Bolonha, a cerimónia de atribuição deste doutoramento está marcada para o Dia da Universidade de Évora.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, vai proferir o discurso laudatório que homenageia Claude Allègre, “grande impulsionador” do processo de Bolonha, segundo a UE.

Físico “notável” e autor de artigos e livros ligados à evolução da Terra, Claude Allègre, nascido em Paris, em 1937, trabalhou em várias universidades e instituições dos Estados Unidos da América (EUA) e da Inglaterra, ocupando também lugares de direcção em vários centros de investigação.

Membro da Academia das Ciências de França, já foi agraciado com o Prémio Crafoord pela Academia Real das Ciências da Suécia, em 1986, com a Medalha Wollaston pela Sociedade Geológica de Londres, no ano seguinte, e com a Medalha de Ouro do Centro Nacional para a Pesquisa Científica do Brasil, em 1994.

Enquanto ministro da Educação, Ciência e Tecnologia do Governo francês, entre 1997 e 2000, redigiu a Declaração da Sorbonne, em 1998, subscrita por quatro países.

Claude Allègre foi também o principal dinamizador da cimeira ministerial de Bolonha, de onde saiu a Declaração de Bolonha, em 1999.

O processo de Bolonha tem como objectivo a uniformização do Ensino Superior no espaço europeu, promovendo a mobilidade e empregabilidade dos estudantes.

RRL.

Lusa/Fim

Comments: 0