Orçamento da Câmara para 2009 atinge 30 milhões de euros

Views: 328

O orçamento da Câmara Municipal de Portalegre para 2009, aprovado por maioria, atinge os 30 milhões de euros, menos nove milhões do que este ano, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Mata Cáceres.

“Este é o orçamento possível na autarquia de Portalegre como no mundo inteiro. Não há nada que neste momento não esteja a viver uma fase distinta e diferente e nós, com um orçamento de rigor, não fugimos à regra”, sublinhou o autarca social-democrata.

Os documentos foram aprovados na última reunião pública do executivo camarário, com os votos favoráveis da gestão do PSD e a abstenção do vereador do PS.

Em declarações à Lusa, o presidente da câmara reconheceu a redução do valor do orçamento, comparativamente com este ano.

“Vamos investir o dinheiro em obras de relevo para que possam ter, no contexto actual, a sua importância”, prometeu.

De acordo com Mata Cáceres, a autarquia espera concluir redes viárias, investir na área social e no desporto e construir uma central de camionagem, junto ao estádio municipal.

A demolição do estádio municipal, segundo o autarca, vai ser “uma realidade para ai nascer uma escola”.

O projecto, a desenvolver em articulação com a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA), prevê a construção de uma escola de excelência para crianças e jovens que frequentam o primeiro e segundo ciclos.

Os equipamentos sociais são outros dos projectos que o autarca pretende desenvolver no próximo ano.

“Nós queremos que todas as freguesias rurais estejam equipadas com um lar de idosos e actualmente ainda existem algumas freguesias que não estão dotadas deste equipamento”, declarou.

O Plano de Actividades e Orçamento para 2009 serão submetidos à apreciação e decisão da Assembleia Municipal no próximo dia 29 de Dezembro.

HYT.

Lusa/tudoben

Comments: 0