Quase todo o país sob aviso amarelo devido a previsões de vento forte

Views: 449

ventos_notO Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje quase todo o país sob aviso amarelo devido às previsões de vento forte, com exceção dos distritos de Santarém, Évora e do arquipélago dos Açores.

De acordo com as previsões do IM, as regiões norte e centro irão apresentar céu muito nublado, com abertas a partir do final da tarde. Esperam-se períodos de chuva, por vezes com intensidade forte, passando a regime de aguaceiros durante a tarde, em especial a norte do Mondego.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela está prevista a queda de neve, descendo a cota para os 1000 metros no final do dia.

O vento soprará geralmente fraco (inferior a 20 Km/h) predominando de sul, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste a partir do meio da manhã e tornando-se temporariamente forte (35 a 50 Km/h) no litoral. Nas terras altas, a intensidade do vento será forte a muito forte (40 a 60 Km/h), com rajadas na ordem dos 90 Km/h.

Está ainda prevista a ocorrência de neblina ou nevoeiro durante a manhã.

Na região sul, o céu estará muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado durante a manhã e início da tarde.

O IM prevê ainda períodos de chuva fraca, entre o meio da manhã e o meio da tarde, tornando-se moderada no Alentejo, a partir do final da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 Km/h) de sudoeste, soprando temporariamente forte (35 a 45 Km/h) durante a tarde, no litoral.

Nas terras altas, o vento tornar-se-á forte a muito forte (40 a 60 km/h), com rajadas na ordem dos 90 Km/h.

Nesta região, prevê-se também neblina ou nevoeiro durante a manhã.

No que respeita ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de oeste com dois a três metros, aumentando depois para quatro a cinco metros a norte do Cabo Carvoeiro, e três a quatro metros a sul desse ponto. A temperatura da água do mar oscilará entre 13 graus Celsius e 15º.

Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com dois a 2,5 metros, sendo que a temperatura da água não deverá ultrapassar os 17º.

Relativamente às temperaturas máximas previstas, Porto deverá atingir os 14º, Lisboa 15º, Faro e Ponta Delgada 16º e Funchal 20º.

AS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0