Actividades Culturais Sul do Alentejo

Views: 442

BEJA

Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano” arrancam sexta feira em Ourique

beja_notPratos de porco alentejano confecionado de várias maneiras vão enriquecer as ementas de 19 restaurantes do concelho de Ourique durante a quarta edição das Jornadas Gastronómicas “Sabores do Porco Alentejano”, que arranca sexta feira.

As jornadas, promovidas pelo município e a Associação de Criadores de Porco Alentejano, vão decorrer até domingo, para “afirmar” Ourique como “capital do Porco Alentejano” e divulgar “a excelência e a qualidade” dos produtos derivados daquela carne.

No recinto das jornadas, no Pavilhão Multiusos de Ourique, vai decorrer um colóquio para debater a biodiversidade e o montado e oficinas de corte de presunto e de matança do porco.

Numa abordagem “mais lúdica”, além dos concertos dos Lucky Duckies e da banda RockLuso, as jornadas incluem um desfile de “jovens porquinhas”, que vão disputar o título de “Miss Piggy”, e um concurso de grunhidos para testar os dotes dos humanos na imitação da voz dos porcos.

LL.

Seminário de arquitetura em Almodôvar debate recuperação de edifícios

A reabilitação de edifícios antigos é um dos temas do seminário de arquitetura “Linguagens no Tempo – Recuperação e Edificação dos Elementos Edificados”, que vai decorrer sexta feira e sábado nos Paços do Concelho de Almodôvar.

Promovido pelo município, o seminário, que conta com mais de 100 inscritos, visa promover e divulgar a construção e a recuperação dos edifícios, contribuir para a formação dos vários intervenientes na área e o desenvolvimento regional sustentável e promover o uso de materiais tradicionais, explica a Câmara.

Arqueologia do espaço, o sentido do tempo na conservação e transformação dos espaços territoriais, arquitetura reciclável e reabilitação estrutural de edifício antigos são alguns dos temas em debate.

LL.

ÉVORA

Bonecos de Santo Aleixo atuam em Reguengos de Monsaraz

O município de Reguengos de Monsaraz vai comemorar o Dia Internacional do Teatro com um espetáculo dos Bonecos de Santo Aleixo, no sábado, pelas 21:30, no Auditório Municipal.

Estes títeres tradicionais do Alentejo, propriedade do Centro Dramático de Évora, vão ser manipulados pelos atores Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Vítor Zambujo, com acompanhamento musical de Gil Salgueiro Nave.

Os Bonecos de Santo Aleixo são títeres de varão manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do sul de Itália e do norte da Europa, mas de pequeno tamanho, entre 20 e 40 centímetros. O início da história dos Bonecos de Santo Aleixo aponta para o século XIX.

MLM.

“Escritas no Feminino” em Viana do Alentejo

No âmbito do projeto “Leituras à Lareira”, tem lugar sexta-feira, no cineteatro de Viana do Alentejo, a partir das 21:00, uma tertúlia denominada “Escritas no Feminino”.

As escritoras e investigadoras Joaninha Duarte, Dora Gago e Alix de Carvalho são as convidadas para uma noite onde participam ainda a Culartes e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo

A iniciativa resulta de uma parceria da BECRE, da Associação Cultural Coleção B e da Oficina da Criança.

MLM.

Exposição fotográfica em Viana do Alentejo

No cineteatro de Viana do Alentejo, está patente, até 05 de abril, uma exposição de fotografia intitulada “I Fórum Nacional de Pessoas em Situação de Pobreza”, promovida em parceria pelo município de Viana do Alentejo e o Núcleo Distrital de Beja da REAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza).

A exposição é composta por 24 fotografias dos participantes do Núcleo Distrital de Beja no I Fórum de Pessoas em Situação de Pobreza que ocorreu na Foz do Arelho, em 2009.

MLM.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Lusa/Tudoben

Comments: 0