Alguns eventos no Alentejo

Views: 549

PORTALEGRE/Crato

Circuito Cultural Transfronteiriço

alentejo_paisagemA Câmara do Crato, através do Circuito Cultural Transfronteiriço desenvolvido pela Associação de Universidades Populares da Extremadura, inaugura quinta-feira, na Galeria de Exposições Temporárias da Biblioteca do Crato, uma exposição de vários artistas alentejanos e extremenhos com diferentes técnicas que mostram a riqueza cultural, humana e social de ambos os lados da zona raiana.

Os municípios alentejanos que participam neste Circuito Cultural são Crato, Arronches, Fronteira e Estremoz e do lado de Espanha Puebla de la Calzada, Valdelacalzada, Guadiana e La Codosera.

MLM.

Magusto de São Martinho em Castelo de Vide

A Câmara Municipal de Castelo de Vide, em colaboração com as freguesias do concelho, comemora, uma vez mais, o São Martinho, no próximo sábado, pelas 18:00, no Mercado Municipal.

Este evento, para além de proporcionar receitas para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, evoca o São Martinho, que tem tradição e simbolismo para este concelho.

MLM.

ÉVORA

Vinhos do Redondo em provas gratuitas na Rota dos Vinhos do Alentejo

A Rota de Vinhos do Alentejo, ao promover a iniciativa intitulada “Semanas dos Produtores”, oferece semanalmente aos seus visitantes a possibilidade de degustar gratuitamente alguns dos melhores vinhos da região.

As provas de vinhos realizam-se no Gabinete de Apoio à Rota dos Vinhos, em Évora.

Além da degustação gratuita, o visitante poderá ainda apreciar a exposição “Castas dos vinhos do Alentejo”, que apresenta algumas fotografias dos arquivos do Instituto da Vinha e do Vinho e da Essência do Vinho, com breves apontamentos que permitem assinalar o forte peso que a cultura da vinha e do vinho sempre tiveram em Portugal.

Fotografias de castas, acompanhadas das componentes aromáticas poderão constituir um momento didáctico para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos no mundo do vinho, o que poderá completar com a degustação de Vinhos do Alentejo e jogos lúdicos sobre as castas e os aromas.

MLM.

Alcácer do Sal chama atenção para a diabetes

Uma caminhada e a realização de vários jogos no Parque Desportivo Municipal preenchem, sexta-feira, as comemorações em Alcácer do Sal do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala sábado.

Segundo o município, a população diabética e respectivos familiares que quiserem participar nas comemorações vão ser submetidos a exames, cujos resultados ditarão em que actividades podem participar, terminando a manhã de sexta-feira com um lanche saudável.

Também no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, a Escola Secundária de Alcácer do Sal promove sexta-feira uma caminhada e observação de aves, com partida do estabelecimento de ensino e até à margem norte do rio Sado, junto aos arrozais da zona da Ameira.

RRL.

BEJA

Ferreira do Alentejo disponibiliza aulas de TIC para alunos do ensino básico

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vão estar integradas nas actividades de enriquecimento curricular disponíveis no de Ferreira do Alentejo, por iniciativa do município local.

Destinadas às crianças entre os seis e os 10 anos, estas actividades vão proporcionar aos alunos do ensino básico a possibilidade de aprenderem e familiarizarem-se com os computadores e navegar na Internet.

De acordo com a câmara Municipal, Ferreira do Alentejo é “um dos poucos municípios do país” a incluir as TIC no programa das actividades extracurriculares.

RRL.

Aljustrel “ensina” que “rir é o melhor remédio”

Aljustrel recebe dia 19 uma aula experimental de ioga do riso, ministrada por Maria Cândida, que vai decorrer no espaço Oficinas de Animação e Formação Cultural.

Este método, criado na Índia há cerca de 15 anos, explica o município, consiste em rir às gargalhadas, ainda que artificialmente, tentando imitar um verdadeiro ataque de riso.

O exercício produz, de acordo com os especialistas na matéria, uma série de efeitos benéficos para a saúde,

RRL.

Lusa/Fim

Comments: 0