Entidade Regional de Turismo do Alentejo com orçamento de cerca de 5 ME para 2009

Views: 1093

O orçamento para 2009 da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, aprovado por unanimidade, vai contar com uma verba de cerca de cinco milhões de euros, revelou hoje à agência Lusa o presidente daquele órgão.

De acordo com Ceia da Silva, esta verba é “suficiente” para que o projecto “ambicioso” da ERT possa “atingir os seus objectivos”.

O presidente da ERT do Alentejo considerou que o “voto de confiança” atribuído pela assembleia-geral, autarcas e operadores privados, ao votarem por “unanimidade” o plano de actividades e o orçamento para 2009, implica “mais responsabilidades”.

O plano de acção da ERT do Alentejo está, segundo o responsável, dividido em quatro eixos.

O primeiro eixo é direccionado para os produtos, mercados e marcos turísticos do Alentejo, enquanto o segundo está vocacionado para os modelos participativos e parcerias estratégicas.

O terceiro eixo incide no investimento, empreendedorismo e negócios turísticos e o quarto e último eixo ocupa, por sua vez, os sectores dedicados à governação e sustentabilidade do turismo no Alentejo.

De entre o conjunto de actividades que a ERT do Alentejo pretende desenvolver, está inserida a criação de um portal e de um canal de televisão na Internet sobre turismo.

Um Observatório do Turismo, em parceria com a Universidade de Évora e os institutos politécnicos de Beja e Portalegre, é outro dos projectos que a ERT pretende desenvolver no próximo ano.

A reabertura dos antigos postos de turismo, junto às fronteiras, é também uma das medidas propostas por Ceia da Silva, a par do investimento na “marca Alentejo”.

Só com a aposta nesta marca integrada, segundo o presidente da ERT, é que a região se pode posicionar, decisivamente, no mercado português e ganhar força e projecção no mercado internacional.

HYT.

Lusa/tudoben

Comments: 0